Carisma: o que é e 9 dicas práticas para desenvolver o seu

Entenda o que é o carisma e como ser uma pessoa carismática utilizando dicas objetivas para desenvolver essa softskill – mesmo na era digital

Sabe quando você está numa rodinha de amigos e, de repente, chega uma pessoa com muito carisma, que parece se dar bem com todo mundo? Aquela com a qual você poderia conversar por horas sem perceber o tempo passar?

Aprender sobre o carisma te ajudará a ser essa pessoa na sua roda de amigos e a criar conexões mais profundas com as pessoas à sua volta.

Por isso, neste post eu vou mostrar o perfil de pessoas carismáticas e também dicas para você desenvolver o seu carisma. 

Boa leitura! 

O que é Carisma

É difícil definir o que é carisma em poucas palavras. Porém, quando encontramos uma pessoa carismática, logo percebemos essa característica.

Charlie Houpert (autor do livro Charisma on Command) diz que carisma é despertar emoções positivas nas outras pessoas. Segundo o dicionário, o seu significado pode ser complementado como uma qualidade de quem fascina ou atrai, despertando a simpatia das pessoas com as quais convive.

Os carismáticos são capazes de influenciar e conquistar as pessoas ao seu redor. De uma forma muito natural, eles demonstram sua intenção de se dedicar verdadeiramente ao momento, às pessoas e a um interesse em comum.

Embora muitos achem que essa habilidade é inata à pessoa, é possível desenvolvê-la ao longo da vida através de algumas ações que podem ser adotadas no dia-a-dia.

Será que sou carismático?

Você já parou para pensar se o carisma é um dos seus pontos fortes? Na correria do dia-a-dia, muitas vezes acabamos agindo no automático e não percebemos nosso comportamento diante de algumas situações.

A autoanálise é muito importante para entendermos o que fazer para melhorar nossas relações. O autoconhecimento, bons relacionamentos e a comunicação são fatores diretamente relacionados ao carisma.

Um traço marcante do carismático é a boa capacidade de lidar com pessoas. Com facilidade, eles sabem administrar seus relacionamentos interpessoais e compreender os interesses e emoções de outras pessoas.

Além disso, o relacionamento interpessoal e a comunicação andam juntos, pois o carismático sabe ouvir ativamente e demonstra interesse na conversa! Ele sabe o momento certo de dar sua opinião e se expressa de forma genuína.

É importante deixar claro que, como cada pessoa possui traços de personalidade diferentes, nem todas as características estarão igualmente presentes. Portanto, o carisma não se mostra de uma única forma.

E você, consegue visualizar essas características nos seus relacionamentos? Costuma  buscar maneiras de fazer com que todos ao seu redor se sintam motivados e acolhidos?

Dicas para desenvolver seu carisma

Agora que o universo do carisma já está mais claro, trouxe abaixo cinco importantes hábitos que você pode adotar para desenvolver o seu carisma:

1. Seja um bom ouvinte

Sabe quando você está contando uma história e parece que a outra pessoa está no mundo da lua? O carismático faz completamente o oposto! 

Em uma conversa, não fique apenas preocupado em tentar impressionar a outra pessoa . Na verdade, normalmente as pessoas acabam preferindo conversar com alguém que as escute e demonstre empatia, e não com pessoas que têm todas as respostas na ponta da língua.

Por isso, preste atenção, absorva as informações e responda, tanto verbal quanto não verbalmente. Sorria, faça perguntas e mantenha contato visual. Mostre que você está realmente interessado no que a pessoa tem a dizer.

Ah, e cuidado com o celular! Uma espiada nas mensagens, ou no Instagram, pode transmitir a ideia de que você não está tão a fim de estar naquela conversa. Isso definitivamente não combina com o carisma e pode fazer com que a outra pessoa se sinta desconfortável.

2. Seja bem-humorado

O bom humor é uma das principais características de uma pessoa carismática, pois atrai a atenção das pessoas e torna a comunicação muito mais leve. 

Procure evitar o pessimismo exagerado e contribua para tornar o momento mais agradável e acolhedor. 

No entanto, é importante analisar cada momento e saber dosar a positividade e as brincadeiras para não parecer algo forçado e muito menos desrespeitoso.

3. Seja otimista

Você é do time do copo meio cheio ou do copo meio vazio? Carisma combina com otimismo, esperança e alegria. Portanto, se você é do time do copo meio vazio, aprenda a enxergar o lado positivo das situações.

Uma pessoa que só consegue ver o lado negativo das coisas e que reclama de tudo, torna o ambiente pesado, cansativo e acaba afastando os outros. 

Pessoas carismáticas enxergam situações difíceis como oportunidades de crescimento ao invés de uma barreira. Então, elas estão abertas às possibilidades e procuram encorajar as pessoas a seguir esse mesmo caminho. 

4. Entenda como as pessoas estão se sentindo

Se você deseja criar laços estreitos, você precisa aprender a como se relacionar com os outros. Para isso, você precisa ter sensibilidade com as emoções das pessoas em cada momento ou situação.

Use a escuta ativa a seu favor e adicione um toque de empatia. Você pode observar a linguagem corporal do outro – como suas expressões faciais, tom de voz e postura. O foco aqui é tentar identificar o sentimento das pessoas e mostrar que você está disposto a entendê-las.

5. Pegue leve consigo e com os outros

É importante admitir seus erros para que você consiga identificar o que o ocasionou e possa refletir para evitar que ele se repita. Dessa forma, você acaba se tornando um exemplo de uma “lição aprendida”.

Já em uma conversa com outra pessoa, é normal que surjam assuntos sobre situações que não foram tão positivas. Mas em hipótese alguma aponte falhas e erros alheios que você não pode ajudar a resolver – especialmente quando essa pessoa não está preparada para conversar sobre. Só dê sua opinião caso esta seja solicitada e você realmente sinta que tem algo para contribuir.

Não esqueça de adicionar o toque de bom humor aprendido na dica #2 e faça com que as pessoas aprendam com você, mas de forma leve e descontraída.

4 dicas extras para desenvolver o carisma na era digital

Ok, já temos uma ideia de como ser carismático quando encontramos alguém pessoalmente. Mas nos últimos tempos, o uso das videoconferências vem crescendo rapidamente, especialmente durante a pandemia. E neste caso, como se demonstrar carisma através de uma tela de celular ou computador?

6. Seja genuíno

Você já ouviu falar que algumas pessoas se sentem “amigas” dos influencers, mesmo sem realmente conhecê-los? Pessoas se identificam com pessoas – mesmo que virtualmente. 

A dica aqui é óbvia: seja você mesmo! Demonstre autenticidade, fale sobre suas paixões, conte histórias e, quando errar, admita. Em um perfil profissional, por exemplo, tente deixar o clima mais descontraído e reserve um tempinho pra mostrar um pouco sobre você mesmo – isso gera empatia e conexão.

7. Entusiasmo

Através de uma tela é muito mais difícil demonstrar energia e excitação, já que você não tem o feedback imediato do seu público.  

Agora, mais do que nunca, você precisa se esforçar e interagir muito mais para engajar as outras pessoas do outro lado da tela. Por isso, mantenha contato visual com a câmera, participe das discussões demonstrando interesse e empolgação, traga novas ideias e lembre-se de manter um clima leve. Isso vai fazer com que as pessoas se sintam mais próximas de você. 

8. Posicionamento da câmera

A distância entre você e a câmera é muito importante. Não deixe a câmera muito perto do seu rosto. Isso limita sua expressão corporal e a mensagem que você quer passar pela vídeo chamada.

Contudo, também não deixe a câmera muito longe, pois isso faz com que as pessoas tenham dificuldade em detectar suas expressões. Busque uma posição intermediária em que você se sinta confortável e consiga se expressar com naturalidade.

9. Adapte-se aos diferentes tipos de público

Sim, mesmo em uma vídeo-chamada, é importante adaptar sua postura ao tipo de público que você está se referindo

Em uma reunião de negócios, por exemplo, é normal que você se apresente de forma mais comedida e suave. Já em encontros virtuais com amigos, você pode aproveitar uma movimentação mais descontraída, relaxada e abusar dos gestos para complementar sua fala. 

Dica bônus: atenção com o cenário!

Você já deve ter visto vídeos em que no fundo aparecem pessoas saindo do banho, ou um quarto extremamente bagunçado – isso foi um recorde durante o lockdown.

Apesar de serem situações engraçadas, é importante ter atenção com o que você está mostrando ao fundo do vídeo.

Com um preparo prévio, você evita possíveis  dores de cabeça no futuro e ainda consegue criar conexão com sua audiência – deixando à mostra livros, artigos pessoais e profissionais ou fotos de pessoas queridas.

As plataformas de vídeo mais atuais costumam oferecer a opção de adicionar um plano de fundo virtual à imagem da sua câmera. É uma boa alternativa para ambientes pouco flexíveis.

Carisma é um hábito

Agora que você já sabe o que é carisma, ficou claro que – além de ser uma pessoa querida – o carismático consegue realmente se conectar com as outras pessoas e tornar o ambiente mais leve.

Apesar de parecer que o carismático já nasce ‘com esse dom’, todos nós podemos desenvolver essa habilidade ao longo da vida – mesmo se você for uma pessoa tímida.

Aprender a ouvir as pessoas (escuta ativa), compreender as suas emoções e manter o bom-humor são algumas das ações adotadas no dia-a-dia que podem te tornar mais carismático.

Para desenvolver seu carisma você precisa investir tanto na teoria quanto na prática!

Para isso, separei alguns artigos de temas diferentes mas que com certeza vão te guiar nesse trabalho pessoal:

  1. um artigo inteiro sobre linguagem corporal e oratória para te ajudar a trazer o carisma para as suas apresentações – ou até mesmo em uma roda de amigos.
  2. se você sente que já é carismático mas o nervosismo é um grande problema, temos um material completo para você perder o medo de falar em público;
  3. só de pensar em apresentação e falar em público a mão já suou? Então antes de tudo confira 9 dicas práticas para você lidar com a sua timidez de uma vez por todas e se jogar no mundo da oratória!

E aí? o que você vem aplicando no seu dia a dia para se conectar com as pessoas ao seu redor! Como têm funcionado? me conta aqui nos comentários!

Um abraço e até a próxima leitura!


Rafaela Porto Lemos