Objetivos e Metas: fo seu propósito

Entenda como definir os seus objetivos e suas metas, além de aprender a desenhar e alcançar seus resultados com eficiência

Nunca é tarde para definir objetivos e metas claras. A velocidade em que o mundo muda exige que nós estejamos sempre preparados para mudar.

Para isso vamos te apresentar o caminho das pedras para identificar e estabelecer seus objetivos. Além disso, vamos mostrar como pensar em metas para alcançar esses objetivos.

Neste artigo, você verá dicas e aprenderá:

  • qual é a diferença entre objetivos e metas;
  • Como definir objetivos;
  • Como definir metas;
  • Os próximos passos de ação.

Vamos lá? Boa leitura!


Diferença entre Objetivos e Metas

Objetivo e meta estão intimamente ligados, porém cada um tem um significado diferente.

Objetivos e Metas

Objetivo é algo a ser alcançado, ou seja, tem a ver com a direção que devemos seguir. Essa direção nos guiará para realizar nossos sonhos. Por exemplo, obter um diploma de graduação, realizar uma viagem, construir uma casa, etc.

Portanto, as Metas são as etapas que devem ser cumpridas para alcançar tal objetivo. As metas estão distribuídas ao longo do caminho que iremos trilhar para chegar no resultado desejado. Elas precisam ter prazos e precisam ser quantificadas. 

Além disso, objetivos mais longos costumam exigir várias etapas, sendo uma boa opção criar micro-metas e micro-recompensas para manter esse objetivo em mente e com motivação para concretizá-lo.

Vamos pensar o seguinte exemplo: 

Se meu objetivo é obter o diploma de uma graduação, eu preciso atingir as seguintes metas e micro-metas:

  1. Escolher um curso;
  2. Fazer o vestibular;
  3. Passar no vestibular;
  4. Fazer a matrícula;
  5. Fazer todas as provas;
  6. Fazer todas as disciplinas durante a graduação;
  7. Realizar estágios;
  8. Fazer o TCC;
  9. Passar em tudo;
  10. Obter o diploma.

Para atingir seus objetivos, você precisa trilhar um caminho. Claro que parar na definição das metas não vai significar que seu propósito será atingido, porém não planejar é uma direção ainda pior.

Sem metas, você correrá o risco de ir para qualquer lugar, inclusive para longe do seu objetivo inicial.

Defina seu caminho e aproveite as coisas pequenas do caminho. No caso do exemplo acima: é necessário viver a calourada, as confraternizações, as madrugadas em claro estudando, as amizades, as aulas de ressaca, as conversas intermináveis com colegas sobre os mais variados assuntos, os trabalhos de última hora que dão certo, etc.

Essas são as pequenas recompensas que precisam ser vividas para que a chance dos seus objetivos serem concluídos cresça consideravelmente!

Mas então…

Como definir os meus objetivos?

Não é tão simples saber tudo o que queremos para o futuro, mas para começar a entender tudo isso e definir seus objetivos, recomendamos o método S.M.A.R.T., criado por Peter Drucker.

S.M.A.R.T. é um acrônimo em inglês formado pelas seguintes palavras: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Realistic (Realista) e Time-based (Com um prazo).

Vamos ver cada uma a fundo:

Specific – seu objetivo deve ser específico, ou seja, não pode haver ambiguidade sobre o que será feito. Eles precisam conter muitos detalhes, quanto mais completo mais fácil sua visualização;

Measurable – seu objetivo deve ser mensurável. Dessa forma, você poderá observar seu progresso e assim será capaz de tomar planos de ação caso perceba que não irá alcançá-lo; 

Achievable – seu objetivo deve ser atingível, isto é, você deve pensar em algo que te desafie, mas que você seja capaz de fazer. Se for um objetivo muito custoso, pode parecer impossível. Por outro lado, se for fácil demais, você se subestima;

Realistic – neste momento, você deve pensar se o seu objetivo está dentro da sua realidade. Você pode se perguntar “de que maneira isso é relevante para mim?”;

Time-based – seu objetivo precisa de um prazo para ser alcançado. Estipule datas específicas para iniciar o processo, avaliar se está no caminho certo e finalizá-lo.

Como definir as minhas metas?

Após definir seu objetivo, é hora de pensar nas suas metas. Você pode recorrer ao método 5W2H. O 5W2H é um plano de ação com perguntas que auxiliam na efetivação de metas:

What O que será feito? O que será realizado ao longo do caminho para que sua meta seja concluída.

Why Por que será feito? Quais sãos as razões pelas quais as metas devem ser cumpridas.

Where Onde será feito? Quais áreas da sua vida precisam de ações para atingir as metas?

When Quando? É fundamental elaborar um cronograma com prazos para cada tarefa e demanda das metas.

Who Por quem será feito? Você deve pensar se será capaz de fazer tudo sozinho ou se será necessária a participação de outras pessoas para atingir sua meta.

How Como será feito? Literalmente determine cada passo das suas metas.

How muchQuanto vai custar? Nesse ponto, você precisa mensurar qual será o custo de cada ação envolvida em suas metas. 

Com essas técnicas você será capaz de definir seu objetivo e traçar suas metas para chegar no lugar desejado.

Estabeleça um Norte!

Podemos concluir que: “objetivo é o que eu desejo” e “metas são as definições de como eu vou alcançar isso”. Ou seja, um objetivo sem metas é só um plano… é como tentar chegar ao topo de um prédio sem escadas!

Por isso, a parte mais importante é definir suas metas e micro metas, para que dessa forma você não se perca do seu objetivo inicial ao longo da jornada.

Existem algumas técnicas que te auxiliam no planejamento, você pode utilizar o método S.M.A.R.T. aliado ao 5W2H, por exemplo.

Mas se você ainda está com dúvidas sobre quais são os seus objetivos, principalmente profissionais, separei dois materiais de auxílio:

Por outro lado, se você já quer se jogar de cabeça, confira nosso produto gratuito para te ajudar nessa jornada, a Planilha de Objetivos e Metas. 

Além de trazer espaços específicos para preenchimento, no material você também tem um passo a passo de como fazê-la.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Obrigada pela companhia e até a próxima leitura 🙂


Laleska Antonechen

Pedagoga que ama aprender e resolver problemas! Atualmente estuda a gestão e o desenvolvimento ágil de produtos. Na Protagonize atua como criadora de conteúdo, pois além de aprender enquanto cria, se sente feliz em compartilhar conhecimento com as pessoas que buscam evolução.