Modelo GROW: o método que te ajuda a definir objetivos consistente
Aprenda tudo sobre o Modelo Grow de John Whitmore e como definir seus objetivos com eficácia através dessa metodologia
Sabemos que para conquistar algo precisamos ter objetivos claros, mas às vezes empacamos por falta de prática ou conhecimento de ferramentas. O Modelo Grow é a ferramenta ideal para este desafio!
John Whitmore estudou e desenvolveu uma técnica muito prática e acessível e nós vamos apresentá-la você.
Neste artigo falaremos sobre quem foi John Whitmore e como utilizar o Modelo GROW de definição de objetivos de forma prática.
Boa leitura!
Quem foi o John Whitmore?
John Whitmore foi piloto de corridas, pioneiro na indústria de coaching executivo e autor. Sua carreira nas pistas teve início em 1961 e durou apenas 5 anos.
Depois de deixar as corridas, John se interessou pela psicologia transpessoal e passou a aplicar seu aprendizado e habilidades no mundo do esporte.
Em 1980, John desenvolveu técnicas e metodologias que possibilitam melhorar o desempenho, aumentar o aprendizado e a diversão e encontrar um senso de propósito no trabalho.
John Whitmore é considerado um pioneiro no coaching de negócios. Muitas pessoas o conhecem como co-criador do modelo de definição de metas e objetivos GROW. Também é conhecido pelo seus livros: Challenging Coaching e Coaching at Work.
O que é o Modelo Grow?
O Modelo Grow elaborado por John tem como objetivo fazer com que você elabore um planejamento estratégico eficiente, que lhe deixe cada vez mais próximo de conquistar seus objetivos.
GROW é uma palavra em inglês que significa “crescer”. Suas letras formam um acróstico dos pilares do método de John.
G – GOAL (Metas). A frase que melhor define esse pilar é “Qual a meta que você deseja alcançar?”.
R – REALITY (Realidade). Esse pilar sugere que você reflita sobre “Qual é a sua situação atual?”.
O – OPTIONS (Opções). Ao pensar em um objetivo, esse pilar propõe que você pense sobre “Quais caminhos você pode percorrer?”.
W – WILL (Vontade). O último pilar diz respeito ao planejamento do seu objetivo, sugerindo que você reflita sobre “Quando, como, quem fará? Qual seu grau de comprometimento?”.
Esses pilares podem ser ainda mais específicos. John Whitmore sugere algumas questões para reflexão.
Como definir um objetivo de forma correta
Para definir seus objetivos com clareza e eficácia, seguindo o modelo GROW, você deve refletir sobre as seguintes questões:
G – Metas
- Qual área da vida você quer focar?
- Quais são seus objetivos?
- Onde você quer estar daqui a 1, 3, 5, 10 anos?
R – Realidade
- Onde você está nesse momento? Perto ou longe de suas metas?
- Quais os fatos importantes da sua vida no tempo presente?
- Qual a percepção que as pessoas têm de você?
- O que você gostaria de falar sobre a sua realidade?
- Você está vivendo algum fato que está te afetando?
O – Opções
- O que você pode fazer para que o seu objetivo se torne realidade?
- O que mais você pode tentar?
- Qual o lado positivo e o lado negativo de tentar essas opções?
W – Vontade
- Qual deve ser sua primeira etapa?
- Quais ferramentas você precisa? (computador, mesa, dinheiro, pessoas…?).
Pense em tudo o que for necessário para executar seu plano de ação. - O que pode bloquear seu caminho? (Leia nosso post sobre Sabotadores)
- De 0 a 10, qual seu grau de comprometimento?
Sendo 0 nada comprometido e 10 muito comprometido.
Tudo começa com o primeiro passo
Para conquistar o que desejamos é preciso que exista um planejamento. Com o Modelo GROW é possível pensar com clareza sobre cada pilar e, assim, elaborar um objetivo eficaz.
Portanto, seja muito honesto consigo mesmo – principalmente sobre a sua realidade atual e sobre o seu grau de comprometimento. Concentre-se e reflita sobre cada um dos pilares estudados nesse artigo.
Além disso, pensando em como poderíamos te ajudar nessa jornada, criamos uma planilha completa para você definir seus próprios objetivos e metas!
As tabelas contam com tutoriais, exemplos preenchidos e dicas para facilitar o processo! Ela pode ser preenchida por você – contando com as reflexões feitas a partir das questões anteriores -, e assim, elaborar seu objetivo!
Gostou deste conteúdo mas busca se aprofundar mais antes de preencher a sua planilha? Então leia também nosso post sobre Objetivos e Metas – garanto que irá lhe ajudar.
Até a próxima leitura!
Laleska Antonechen
Pedagoga que ama aprender e resolver problemas! Atualmente estuda a gestão e o desenvolvimento ágil de produtos. Na Protagonize atua como criadora de conteúdo, pois além de aprender enquanto cria, se sente feliz em compartilhar conhecimento com as pessoas que buscam evolução.
2 comments
Ezequiel Domingos Himi
Gostei muito do contiodo
Anônimo
Amei essa matéria muito didática!