Storytelling – Domine a arte de contar histórias inesquecíveis
Veja o que é o Storytelling, além de técnicas e boas práticas para contar histórias inesquecíveis
Quando contamos histórias, podemos muitas vezes nos perder no caminho. Pior ainda é quando ela tem uma linha racional mas a mensagem não é entendida e/ou sentida por quem a ouve.
Com o storytelling as apresentações, os textos e as histórias são passadas com muito mais vida e envolvem o público que está recebendo aquele conteúdo – além de existir um caminho para a construção da sua história.
Neste artigo vou te ensinar o que é storytelling e trazer técnicas e dicas especiais para melhorar a forma como você conta suas histórias.
Boa leitura!
O que é o Storytelling?
Storytelling é um termo em inglês cuja tradução é “narrativa”. No entanto, este termo vai além, podemos afirmar que Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias.
Para esclarecer, podemos dividir a palavra em duas partes:
Story: a mensagem a ser transmitida;
Telling: a forma como essa mensagem é apresentada.
Elaborar um conteúdo, uma história, ou uma apresentação sobre sua própria jornada nem sempre é tarefa fácil, mas com o storytelling você pode se sair muito bem.
Contar uma boa história faz com que você estabeleça uma conexão com a pessoa que te ouve e assim sua mensagem será transmitida com eficiência.
Por que o Storytelling funciona tão bem?
Nosso cérebro tem mais facilidade para assimilar histórias do que dados. Isso está relacionado com o fato de que histórias despertam emoções em nosso inconsciente. Despertam diferentes sentidos e relembram sentimentos do passado.
Além disso, ao utilizar todos os elementos do Storytelling, você se certifica de estar produzindo um conteúdo único. O conteúdo é construído de forma estruturada a partir do seu ponto próprio de vista sobre cada elemento.
O Storytelling desperta o interesse dos ouvintes e traz sintonia tanto para quem conta, quanto para quem a escuta. Em outras palavras, a cada acontecimento da história contada, a mesma área do cérebro é ativada, seja você o contador da história ou apenas o ouvinte.
Quando o personagem passa por dificuldades, os ouvintes se conectam e sentem as mesmas sensações que o personagem sentia. Ou seja, ao contar uma boa história, o interlocutor pode ficar triste ou feliz junto com quem conta a história.
Modelos de Storytelling
Existem dois modelos comuns de Storytelling: A Jornada do Herói e o Modelo Pixar.
Jornada do Herói
A Jornada do Herói é uma metodologia difundida por Joseph Campbell e utilizada para construir as narrativas de filmes e livros. Seu objetivo é criar empatia com o público ao levar o personagem a vivenciar uma sequência de etapas de conflitos e superação.
Nós escrevemos um post completo sobre essa metodologia e como aplicar a Jornada do Herói.
Mas já podemos adiantar que ela é composta por 12 etapas e dividida em 3 atos.
As etapas devem transmitir mensagens de superação e crescimento, porque mesmo quando o herói apresenta medo e insegurança, ele não deixa lutar pelo que considera importante.
Modelo Pixar
A estrutura desse modelo é bem simples, e é utilizada em grandes filmes do cinema – como Toy Story e Procurando Nemo. Vamos conferir o Modelo Pixar:
- Apresentação – Neste momento o interlocutor é apresentado aos personagens, o mundo em que vivem com uma rotina comum e, de repente, inicia-se um conflito;
- Jornada – Por conta do conflito, o personagem passa por vários outros conflitos. Em sua trajetória, passa por transformações, em algumas vezes chegando até o fundo do poço, mas que trazem resultados positivos. Após os conflitos e transformações, ele encontra a solução.
- Mudança – Nesse momento, o personagem é reapresentado com uma nova rotina, que é consequência da resolução do conflito. Com isso, é transmitida uma mensagem capaz de emocionar o interlocutor, finalizando a história.
Este modelo também pode ser escrito da seguinte maneira
Era uma vez _____. Todos os dias _____. Um certo dia _____. Por causa disso, _____. Por causa disso _____. Até que finalmente _____!
Exemplo Prático de Storytelling do modelo Pixar
“Era uma vez um casal de artistas de Campinas, São Paulo, que moravam em uma linda casa com um chalezinho nos fundos. Todos os dias, eles se separavam para trabalhar e pagar o financiamento dessa casa. Um certo dia, eles descobriram a possibilidade de ganhar dinheiro extra, alugando o chalé. Por causa disso, eles conseguiram pagar o financiamento mais rápido e economizar um dinheiro para se aposentar, Por causa disso, eles passaram a gastar menos tempo trabalhando e a passar mais tempo juntos. Até que finalmente, eles se aposentaram e viveram a vida que sempre sonharam.”
(fonte: http://www.robsonmoulin.com.br)
Utilizando um desses dois modelos de Storytelling ao contar uma história, você terá atenção do seu interlocutor e transmitirá sua mensagem de valor com eficiência.
Dicas e Técnicas para aplicar o Storytelling
Selecionamos algumas dicas e técnicas que são essenciais para aplicar os conceitos e métodos de Storytelling que apresentamos.
Atenção à estrutura do Storytelling
Quando temos uma mensagem para transmitir, devemos ter em mente que toda história deve ter início, meio e fim. Sua história deve ter uma boa cadência de ideias para que o herói conclua sua jornada com êxito.
Criatividade
Sua história precisa de um tema que surpreenda o interlocutor. Por conta disso, você pode elaborar uma narrativa que apresente alguma reviravolta para envolver o leitor. Mas atenção, cuidado para que a história não fuja do objetivo principal.
Recorrência
Nada é tão bom que não possa melhorar! Sua história pode ser boa, mas lembre-se de utilizar todos os elementos e revise os modelos de aplicação do Storytelling. Reescreva ou repita sua história o máximo de vezes possíveis até que sua mensagem seja transmitida com clareza.
A prática que leva a perfeição
Ok, não se prenda ao “perfeito”, mas lembre-se que Storytelling é uma ferramenta, e como qualquer outra, deve ser visto como um processo.
As técnicas e modelos facilitam a transmissão da história ou mensagem para o interlocutor. Por isso é tão importante utilizar o storytelling em diferentes textos e objetivos.
Contudo, não romantize demais suas histórias. O objetivo é criar conexão com os ouvintes e entregar uma experiência única.
Então mantenha-se na estrutura e cuidado para não suavizar demais ou exagerar na construção de cada etapa.
Além disso, é interessante utilizar personagens intensos e engajados com a jornada, ou seja, personagens que os interlocutores se identificariam.
Isso garante que o ouvinte crie empatia pelo herói e consequentemente pela sua história, passando a torcer pelo seu sucesso.
Do papel ao palco
Muitas vezes o storytelling é usado para estruturar apresentações e histórias envolventes, portanto, quando saímos do papel devemos levar em conta outros pontos para realizar uma boa apresentação.
Sabe quando vamos contar uma história para as crianças e mudamos a voz de cada personagem para dar mais vida ao texto? Aqui é a mesma coisa, tudo no palco deverá ser feito com o objetivo de envolver o seu público.
Por mais bela que uma história seja, se contada por alguém que não anda no palco e não modula a voz irá deixar o público desconectado com a mensagem sendo passada.
Portanto, entender sobre oratória é essencial para garantir uma apresentação de sucesso. Pensando nisso separei alguns artigos para te ajudar a dar vida ao seu storytelling:
- 12 Técnicas de Oratória que você precisa conhecer para falar bem
- Linguagem Corporal e Oratória para apresentações
- Jornada do Herói: Como encantar os recrutadores em 12 etapas
Espero que esse material te ajude na construção e apresentação de conteúdos e histórias!
Lembre que qualquer dúvida estou a um comentário de distância para t ajudar. Até a próxima!
Laleska Antonechen
Pedagoga que ama aprender e resolver problemas! Atualmente estuda a gestão e o desenvolvimento ágil de produtos. Na Protagonize atua como criadora de conteúdo, pois além de aprender enquanto cria, se sente feliz em compartilhar conhecimento com as pessoas que buscam evolução.
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Gesiel Rocha
Quero saber mais sobre o curso, valores e horários.