Psicologia Positiva: entenda o que é e quais são seus ensinamentos

Entenda de vez o que é a psicologia positiva, quais os pilares que esse movimento aborda, seus ensinamentos e, também, como aplicá-los na sua vida

Todo mundo sabe como é difícil lidar com nossos sentimentos e emoções – ainda mais quando elas são negativas. Mas e se focarmos em eventos e influências positivas da vida como propõe a psicologia positiva? Será que isso ajudaria?  

Bom, é isso o que ela nos ensina: como a mudança de foco nos ajuda a florescer e ter uma vida melhor. É uma linha de pensamento que se dedica a olhar para tudo o que é enriquecedor em nossas vidas.

Nesse post, vou te explicar os principais pilares da psicologia positiva e como você pode aplicá-la na sua vida. Além disso, vou te apresentar o que é o Movimento da Psicologia Positiva. Tenho certeza que você se surpreenderá.  É muito mais que um simples conceito. 

Boa leitura!

O Significado de Psicologia Positiva 

A psicologia positiva foi criada por Martin Seligman – psicólogo, educador e escritor inglês – no final dos anos 90. 

A sua criação teve como objetivo estudar e entender pensamentos e sentimentos humanos, com foco nas virtudes de cada indivíduo. Ou seja, ela se concentra no positivo da mente humana (o que traz felicidade e bem-estar) e não no que há de errado com as pessoas.

Ao contrário do que a psicologia clássica estuda – como o tratamento de doenças e distúrbios – a psicologia positiva ajuda as pessoas a descobrirem maneiras de serem mais felizes. 

Qual o seu objetivo?

Por que sempre damos mais importância às dificuldades do que às experiências positivas que acontecem na nossa vida? 

Desde pequenos, somos ensinados a ser críticos, tanto com os outros quanto conosco. Em alguns casos, essa cobrança pode crescer e se tornar uma forma de aperfeiçoamento focada em erros e problemas.

Por isso que a psicologia positiva traz uma abordagem centrada nos aspectos positivos.

O grande objetivo da psicologia positiva é buscar no dia a dia das pessoas aspectos positivos que possam lhe ajudar a ter melhor qualidade de vida e melhores resultados.

Os 3 níveis da Psicologia Positiva

Pilar 1: Características Individuais 

Neste pilar foram estudados traços positivos que cada pessoa desenvolve de forma individual e que podem ser definidos como virtudes e forças pessoais. 

Sabe quando você tem que listar pontos fortes em uma entrevista de emprego? Pois é nesse pilar que Seligman estudou essas características. Alguns exemplos:

  • capacidade de amar;
  • coragem;
  • sensibilidade;
  • perseverança;
  • perdão;
  • originalidade;
  • sabedoria;
  • espiritualidade.

Pilar 2: Experiências Subjetivas

Aqui o foco foi bem diferente, Seligman olhou para as experiências que geram aqueles sentimentos de felicidade realmente subjetivos, por exemplo:

  • felicidade em relação ao futuro;
  • otimismo com projetos e planos;
  • esperança;
  • sentimentos bons em relação ao passado;
  • estado de flow realizando uma tarefa;
  • satisfação por conquistas e/ou amadurecimento pessoal. 

São experiências que geram sentimentos positivos e que podem vir e ir, não são intrínsecos como a coragem, por exemplo, citada no pilar 1.

Pilar 3: Comunidade e Instituições

São os pontos positivos que tornam alguém um cidadão melhor e que são desenvolvidos a partir de contato com o outro, com a cultura e a civilização. 

São as virtudes proporcionadas pela coletividade e suas instituições como, por exemplo:

  • senso de responsabilidade;
  • altruísmo;
  • tolerância;
  • ética de trabalho;

Sentimentos positivos em relação às trocas coletivas foram estudados e embasados nesse pilar.

Então vem comigo que eu te explico o que o criador da psicologia positiva fala sobre esse movimento e quais são os seus ensinamentos.

lâmpada com símbolo positivo da psicologia positiva

Martin Seligman e a Psicologia Positiva 

O movimento denominado Psicologia Positiva teve início em 1998, com o psicólogo Martin Seligman.

Conhecido como o pai da psicologia positiva, ele se incomodou com o fato da própria psicologia negar estudos sobre as virtudes das pessoas.

Foi então que, em meados dos anos 2000, Seligman e um colega – ambos psicólogos – publicaram uma edição do jornal acadêmico American Psychologist, abordando o fato de que não haviam estudos sobre a esperança, coragem e sabedoria humana, ou seja, aspectos positivos.

Mais do que apenas reparar o que está errado nas pessoas, a psicologia positiva pensada por Seligman seria uma ferramenta para ajudar as pessoas a prosperarem e a florescerem.

Importância e Benefícios da Psicologia Positiva 

O movimento da psicologia positiva levou ao mundo o reconhecimento das virtudes humanas. Ela mostrou em seus estudos como diminuir – e até prevenir – os prejuízos causados por doenças e pelo estresse. 

Para a psicologia positiva, a existência do sofrimento humano sempre foi muito importante.Porém, essa área de estudo se concentra em novas possibilidades de respostas por meio do estudo da felicidade.

Vale reforçar que a psicologia positiva não classifica tudo aquilo que está distante da felicidade como algo negativo. Ela reconhece a existência de elementos julgados como negativos, mas concentra-se no universo positivo.

Algumas contribuições relevantes do movimento 

O benefício da psicologia positiva como vimos é incontestável, além disso,  o movimento também trouxe diversas contribuições relevantes: 

A terapia positiva ou psicoterapia

Ela busca fortalecer os aspectos saudáveis e positivos das pessoas. Ou seja, de certa forma (re)construindo as virtudes e forças pessoais.

O próprio criador da psicologia positiva afirma que, cerca de 90% dos adeptos à psicoterapia se sentiram melhores com esse tratamento.

Com a psicoterapia pode-se alcançar a identificação e fortalecimento dos aspectos saudáveis que possuímos.

Os profissionais da terapia positiva, assim como seus pacientes, podem construir em conjunto suas forças e virtudes pessoais.

Os grupos e instituições

Aqui é atribuído significado aos ambientes, pois se reconhece que o crescimento humano e as experiências estão inseridas em contextos sociais. 

Ou seja, tanto nossos colegas de trabalho como clientes, solidificam virtudes em nós e são super importantes na nossa formação.

Dessa forma, pode-se dizer que a felicidade está nas relações. Sabemos que as relações com outras pessoas são o que nos moldam para o mundo. 

Por isso que quando você faz o bem de forma voluntária, isso fará com que você cresça e floresça como ser humano. 

No site da própria Instituição de Psicologia Positiva, na aba do blog, existem dicas de como você pode se desenvolver como uma liderança positiva. Vale a pena dar uma olhada! 

Os ensinamentos da Psicologia Positiva

teoria PERMA da psicologia positiva

Pensando quase que como uma fórmula secreta para se alcançar a plenitude e a felicidade, o criador da psicologia positiva, Martin Seligman, então propôs a teoria do PERMA:

  • Positive Emotion – Emoções Positivas
  • Engagement –  Engajamento
  • Relationship – Relacionamentos 
  • Meaning – Propósito 
  • Accomplishment – Realizações

O PERMA significa tudo aquilo que pode trazer bem-estar, tudo o que as pessoas procuram individualmente. Cada elemento do PERMA independem um do outro. Vamos entender um pouco de cada um:

As emoções positivas podem ser como combustíveis na nossa vida. Desse modo, elas nos permitem crer positivamente na possibilidade de realizar qualquer objetivo.

O engajamento ou flow, pode ser alcançado quando, por exemplo, temos a consciência dos nossos talentos e assim se dedicar ao ponto de entrar num flow – um mix de energia alcançada quando estamos muito determinados e focados.

Já os relacionamentos, falam sobre tudo o que gira em torno do comprometimento e confiança. Além disso, a convivência com pessoas diferentes de nós, nos permite enxergar o outro lado das coisas.

Nas palavras do próprio Seligman, propósito é “aquilo que nos conecta a algo maior”. Portanto, quando possuímos um propósito, podemos nos conectar e confiar em algo que vai além do nosso entendimento racional. Isso nos permite dar sentido à nossa existência. 

Por fim, as realizações. Quando falamos que estabelecer metas e objetivos tem sua importância, não é só questão de organização. Quando alcançamos nossos objetivos, percebemos a nossa capacidade de superar barreiras. 

Vale lembrar que quando deixamos tudo para última hora e não nos planejamos, pode ser que inconscientemente já esperamos pela nossa falha. Isso pode ser um sinal de autossabotagem

Como estão os seus pilares?

Como vimos, a psicologia positiva é o estudo de forças e características positivas que podem ser desenvolvidas nos indivíduos. Esse universo também trouxe muitos ensinamentos e contribuições das mais diversas formas.

Algumas dessas contribuições buscam fortalecer os aspectos saudáveis através da terapia positiva, além de mostrar o potencial que ambientes e instituições possuem para o crescimento humano.

Apesar de ainda sofrer com estigmas de que é apenas uma pseudo ciência, ela pode ajudar cada pessoa de uma forma diferente.

Mesmo com tantas possibilidades de se praticar os ensinamentos da psicologia positiva, devemos lembrar que precisamos cuidar da nossa saúde mental e manter em dia competências como a inteligência emocional.

Um ponto de partida para a Psicologia Positiva

Para se aprofundar na inteligência positiva, a ferramenta Roda da Inteligência Emocional pode ser um excelente começo.

Utilizadas nas nossas imersões de inteligência emocional, ela tem grande destaque e permite analisar o grau de características inter e intrapessoais em cada um de nós.

Dentro dela existem 12 pontos que são analisados, entre eles está o otimismo. Utilizar esses tipos de ferramentas permite que você expanda seu nível de consciência, assim você pode encontrar os seus pontos positivos que constituem os 3 pilares da psicologia positiva.

Além da Roda de I.E., recomendo outro tema bastante relevante para ser estudado em conjunto: os nossos sabotadores internos e como controlar a autossabotagem. Temos certeza de que esses dois conteúdos vão ajudar muito na sua jornada interna!

Conte comigo e fique a vontade para deixar um comentário caso tenha dúvidas sobre o tema, ficarei feliz em te ajudar.

Até o próximo post, abraços!


Silvia Walz

Desde muito jovem eu sabia que escrever desempenharia um papel importante na minha vida. A produção de conteúdo para blog foi a forma que encontrei de informar e conscientizar as pessoas sobre diferentes realidades e perspectivas de vida. E foi aqui na Protagonize que tornei a minha jornada profissional muito mais interessante e desafiadora.