PROCESSOS SELETIVOS: COMO FUNCIONA E QUAIS ETAPAS VOCÊ VAI ENCONTRAR
Entenda o que é um processo seletivo e descubra quais são suas etapas básicas dentro das empresas.
Todas as oportunidades de se inserir no mercado de trabalho exigem que você passe por algum processo seletivo. As possibilidades podem varias em trainee, estágios, vagas efetivas.
Quando buscamos por vagas, é natural que nosso olhar se volte para empresas que nos oferecem mais benefícios e qualidade de vida.
Essas empresas e vagas possuem uma grande concorrência, mas poucas pessoas percebem a importância de se preparar para as etapas dos processos seletivos.
Se você está lendo este artigo, você já possui um diferencial! Preparar-se para essa fase é o primeiro passo para o sucesso e conquista da vaga desejada.
Neste post explicaremos o que você encontrará nos processos seletivos e quais são as etapas escolhidas pelas empresas.
Boa leitura!
O QUE É UM PROCESSO SELETIVO
Processo Seletivo é um conjunto de técnicas, utilizadas para filtrar e selecionar os candidatos adequados para a vaga ofertada. Toda empresa que faz a contratação de novos colaboradores precisa selecionar as pessoas certas para as vagas certas!
Todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, fazem o uso desse tipo de processo para conhecer o candidato, suas competências técnicas e suas características comportamentais.
Chamamos de “processo” porque ele é feito em várias etapas. Mas vale lembrar que nem todos os processos são iguais, ou seja, as etapas variam de uma empresa para outra.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ETAPAS DE UM PROCESSO SELETIVO
Veja a seguir quais as principais etapas de processos seletivos que as empresas escolhem mais utilizam:
- Divulgação da vaga – a empresa pode publicar em seu site ou no Linkedin quais vagas estão disponíveis e todos os detalhes para que os candidatos se interessem;
- Triagem de Currículos – Você deve encaminhar seu currículo no canal indicado pela empresa (e-mail, formulário online…) para que os recrutadores avaliem se você tem as habilidades técnicas solicitadas no anúncio da vaga;
- Entrevista com a área de Recursos Humanos – O recrutador avaliará seu perfil comportamental e se você se encaixa na cultura da empresa. Nesta etapa surgem perguntas como:
- Cite 3 qualidades e como elas influenciam na tua vida.
- Como você se vê daqui a 3 anos? E daqui 5 anos?
- Desafio – Os desafios vão variar de acordo com a empresa, mas sempre serão totalmente relacionados com a vaga e função que você se candidatou.
- Entrevista com o líder da área – O líder costuma avaliar sua resiliência e capacidade de resolver problemas. Poderá trazer perguntas como:
- Já trabalhou na área?
- Que resultados expressivos entregou?
- Como foi realizar o desafio?
DICA EXTRA:
Algumas empresas podem solicitar o link do seu perfil no Linkedin. Em seu perfil, você deve preencher as informações com a sua formação, sua área de atuação e suas habilidades.
Os recrutadores observarão também suas conexões, interações e foto do perfil. Uma opção para saber se a sua foto está adequada, é o site Snappr. Você pode fazer uma avaliação gratuita na ferramenta clicando aqui!
CONCLUSÃO
Para entrar no mercado de trabalho você precisa ser aprovado em processos seletivos. Entender o processo fará com que você encare esse momento com mais tranquilidade e segurança.
O conjunto de técnicas para o recrutamento de colaboradores pode variar de acordo com a empresa, mas existem as principais etapas escolhidas pelos recrutadores que costumam ser mais frequentes.
Lembre-se sempre de manter seu currículo atualizado, essa é a primeira ferramenta observada pelos recrutadores. Também mantenha o hábito de atualizar seu perfil no Linkedin com seus trabalhos, cursos e experiências.
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Laleska Antonechen
Criadora de Conteúdo – Protagonize
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