Livro Ikigai: Os segredos dos Japoneses para uma vida longa e feliz

Confira a seguir um resumo do que os autores Héctor Garcia e Miralles Francesc escreveram no livro Ikigai – Os segredos japoneses para uma vida longa e feliz

Se você deseja mudar seus hábitos e caminhar para uma vida longa e feliz, você pode ter se deparado com o livro Ikigai.

Neste livro os autores contam com detalhes como as pessoas de Okinawa conseguem viver por muitos anos de maneira leve, feliz e com significado.

Neste artigo, eu vou contar para você qual é o conteúdo do livro Ikigai e de que maneira os autores apresentam esse modo de vida para que todos nós sejamos capazes de mudar nossos hábitos para uma vida longa e feliz.

Boa leitura!

Livro Ikigai

O livro “Ikigai – Os segredos japoneses para uma vida longa e feliz” foi escrito por Héctor Garcia e Francesc Miralles. Héctor morou por mais de uma década no Japão, é engenheiro de software, tem um blog e é autor de ‘A Geek in Japan’.

Francesc é músico, estudou jornalismo, literatura inglesa e alemão. Além disso ele é um autor premiado por livros de desenvolvimento pessoal.

O livro Ikigai é do gênero de autoajuda e foi publicado no Brasil pela Editora Intrínseca em 2018. Ele está disponível nas versões física, digitais e áudio livro. O livro Ikigai possui 208 páginas na versão física e 167 páginas na versão digital.

Esta é a capa do livro Ikigai – Os Segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz.

Conteúdo do livro Ikigai

Ao longo dos 9 capítulos do livro Ikigai, os autores falam sobre a filosofia do Ikigai, segredos do antienvelhecimento, inspirações dos centenários, dieta ikigai e demais assuntos relacionados ao Ikigai.

Os autores foram até uma ilha japonesa chamada Okinawa. Esta ilha tem uma população centenária, feliz e que sabe seu propósito de vida.

No livro Ikigai você descobrirá quais são os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito das pessoas de Okinawa.

O livro atua como um guia que te ajuda a responder perguntas como:

  • O que faz a sua vida valer a pena?
  • O que você está fazendo para sua vida valer a pena?
  • Qual o sentido da vida? O que te preenche internamente?
  • Você conhece seu Ikigai?

O livro Ikigai traz muitas dicas de que como pequenos detalhes são importantes e podem se tornar hábitos para uma vida longa e feliz. Vale reforçar que o livro não apresenta uma receita pronta de como entrar seu Ikigai, ou seja, os autores apresentam lições que podem ser aplicadas no dia a dia e novas maneiras de pensar sobre questões da nossa vida.

Mas se você deseja entender melhor como funciona a ferramenta Ikigai e deseja descobrir qual o seu, eu escrevi um artigo chamado “Ikigai – A Ferramenta para Identificar sua Missão de Vida e Propósito”, nele eu apresento quais são as 4 perguntas pilares do Ikigai e te ensino a preencher a mandala Ikigai.

Entrevistas

Durante o período em que passaram em Okinawa, os autores entrevistaram alguns super centenários (pessoas que passaram dos 110 anos) e eles contam um pouco do segredo para uma vida longa.

Porém, para além da parte teórica, o livro Ikigai traz dicas práticas e exercícios que podem ser feitos diariamente para aumentar o bem estar e qualidade de vida. 

Dentre os exercícios, os autores citam a Yoga, o Tai Chi Chuan e Qigong. Estes exercícios aparecem em tópicos curtos, mas são úteis para você ter contato inicial com as práticas e buscar mais informações sobre a que você achar mais interessante para colocar em sua rotina.

Mas afinal, o que os autores descobriram sobre os hábitos para ter uma vida longa e feliz?

Segundo os autores, os habitantes desta ilha tem grande sensação de pertencimento, pois desde muito jovens praticam o yuimaaru, o trabalho em equipe, que os ensina a ajudar uns aos outros.

Além disso, no livro Ikigai, Héctor e Francesc  também descobriram que os supercentenários cuidam da alimentação. Os moradores de Okinawa comem pouca carne, poucos alimentos processados e ingerem álcool com moderação.

Outra dica que o livro Ikigai traz é a de comer até 80% do estômago estar cheio, pois assim não há desgaste do corpo e aceleração da oxidação celular durante a digestão.

Os exercícios praticados pelos supercentenários não são extremos, mas eles se movimentam todos os dias. De acordo com o livro Ikigai, as pessoas que tem uma vida longa e feliz preferem caminhar a usar um carro e praticam a jardinagem, que requer movimento físico diário, mas com baixa intensidade.

Por fim, os autores apresentam moai, um grupo informal de pessoas com interesses comuns que se ajudam. Segundo eles, estar em um moai ajuda a manter a estabilidade emocional e financeira.

Neste grupo, os participantes colaboram com uma espécie de mensalidade, que pode ser revertida em ajuda financeira caso algum membro passe por dificuldades financeiras.

Dica extra!

Além do livro que abordamos ao longo do post, também existe um livro chamado Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito e ser mais feliz”.

Este livro foi escrito por Ken Mogi e ele diz que não existe fórmula para ser bem sucedido, porém, através da mudança de hábitos você pode olhar para as situações da vida com mais gratidão e trazer novos significados para o que você já tem hoje.

Os 5 passos para ter uma vida feliz ensinados neste segundo livro são:

  • Comece pequeno;
  • Liberte-se;
  • Tenha harmonia e sustentabilidade;
  • Se alegre com as pequenas coisas;
  • Esteja presente no aqui e no agora.

O legal dessa parte é que o livro Ikigai traz exemplos do Japão sobre cada um dos passos. Então, ao mesmo tempo em que você entende mais sobre Ikigai, é possível conhecer um pouco da cultura japonesa.

A felicidade está em nós!

Para os super centenários, ter uma vida longa e feliz é resultado da soma de fatores, como cultivar amizades, ter uma alimentação leve e saudável, descansar e praticar exercícios leves e frequentes.

Mas, ao ler os livros, fica claro que a alegria de viver, que impulsiona as pessoas de Okinawa a celebrar cada novo dia, está no Ikigai pessoal de cada um.

Para eles, quem encontra seu Ikigai carrega tudo o que necessita para uma vida longa e feliz.

Gostou deste post? Que tal entender mais a fundo o que é o Ikigai e como aplicá-lo na busca da sua missão de vida?

Temos um post completo no blog sobre o Ikigai, missão e propósito, além de também disponibilizamos ao longo do post a Mandala Ikigai e como usá-la. Corre lá!


Laleska Antonechen

Pedagoga que ama aprender e resolver problemas! Na Protagonize atua como criadora de conteúdo, pois além de aprender enquanto cria, se sente feliz em compartilhar conhecimento com as pessoas que buscam evolução.